Jovens entre 12 e 13 anos puderam conhecer vereadores e estrutura da Câmara Municipal

Projeto pedagógico leva estudantes para visitar sede do Legislativo Araguarino

Atendendo solicitação da professora Meire Naves da Mota, a Câmara Municipal de Araguari recebeu na tarde da última quinta-feira, dia 10, a visita dos estudantes do 7º Ano “A”, turno vespertino, da Escola Estadual Raul Soares. Na ocasião, jovens entre 12 e 13 anos tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente integrantes do Poder Legislativo bem como a estrutura da Câmara Municipal.

Acompanhados das educadoras Meire Naves da Mota (coordenadora do projeto que ensejou a visita) e Vera Lúcia Corrêa (professora de ensino do uso da biblioteca), os estudantes percorreram os gabinetes dos vereadores e demais departamentos administrativos da Casa bem como visitaram o Museu Jofre Alves Martins, onde puderam aprender um pouco mais sobre a história política do município.

Orientados por servidores da Câmara Municipal, os visitantes ainda conheceram a sala da Presidência, a Galeria dos Ex-Presidentes do Legislativo Municipal e, claro, o Plenário onde são realizadas, semanalmente, as sessões ordinárias da Casa. Além das orientações repassadas pelas servidoras que orientaram a visita, os estudantes receberam dos próprios vereadores informações relativas à atuação parlamentar e à rotina legislativa.

Durante a visita, os estudantes foram recebidos pelos vereadores Giulliano Tibá (presidente da Câmara), Dhiosney de Andrade, José Miranda, José Ricardo, Leonardo Neto (Leo Mulata), Lúcio Flávio (Quejerinha), Rafael Guedes, Tenente Luciano e Sebastião Joaquim Vieira (Tiãozinho do Sindicato).

Por iniciativa do presidente da Casa, os adolescentes tiveram a oportunidade de ocupar as cadeiras utilizadas pelos vereadores a fim de abordar questões relacionadas ao cotidiano de cada um, apresentando sugestões e reivindicando melhorias em diversas áreas. Entre os principais temas levantados destaque para a saúde, qualidade e eficiência do serviço público, infraestrutura e fortalecimento político. “Foi um momento extremamente enriquecedor para nós vereadores porque tivemos a oportunidade de receber, de forma direta, demandas bastante pertinentes, que envolvem esses estudantes e suas famílias. Fiquei muito feliz por participar desse momento e a nossa intenção é promover outras iniciativas dessa natureza, pois, a Câmara é a Casa do Povo e está de portas abertas para receber principalmente a nossa juventude, pois, o futuro pertence a esses meninos e meninas que hoje nos visitaram”, afirmou Giulliano Tibá.

Em sua fala, o vereador ressaltou a importância da política, da participação popular e, principalmente, dos jovens. Ele também discorreu brevemente sobre os motivos que o levaram a ingressar na vida pública e destacou o valor cultural não só da estrutura física, mas, da Câmara Municipal como um todo, a qual é patrimônio de todos os araguarinos.

Ao fazer sua avaliação, a educadora Meire Naves da Mota garantiu que a visita superou todas as expectativas. “Nós ficamos encantados com a receptividade dos vereadores, dos servidores, e, claro, com a liberdade de expressão que foi dada aos nossos estudantes. Inicialmente, a idéia era apenas conhecer o prédio, tendo em vista que nosso projeto baseia-se na Semana da Arte Moderna e aborda a questão da arquitetura do imóvel que abriga a Câmara. No entanto, nós saímos daqui com muito mais que isso. Mais do que informações a respeito da história e da estrutura desse prédio exuberante, nossos estudantes eles saíram da Câmara sabendo um pouco mais como funciona o Poder Legislativo e ainda tiveram a oportunidade de abordar, com seus representantes, alguns problemas que fazem parte da realidade de cada um. E isso foi maravilhoso porque ocorreu de maneira espontânea, sem qualquer tipo de preparação ou ensaio. Eles ficaram realmente encantados por conhecer de tão perto esse espaço que é nosso e nós só temos que agradecer à Câmara Municipal por ter nos proporcionado isso”, afirmou a idealizadora do projeto Semana de Arte Moderna.

Visita alunos Raul Soares

Créditos: ASCOM / Câmara Municipal