Câmara participa de Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

A Câmara Municipal de Araguari já concluiu as respostas na plataforma e-Prevenção do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)

O PNPC tem viés preventivo e visa aprimorar as estruturas de governança, integridade, gestão de riscos e controle interno. Por meio de uma plataforma eletrônica de autosserviço on-line contínua, denominada e-Prevenção, o gestor tem a oportunidade de realizar a autoavaliação de instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse autodiagnóstico, será oferecido um plano de ação específico, que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades de cada entidade.

O PNPC oferecerá ainda orientações, treinamentos, modelos e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação das melhores práticas de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento de potenciais irregularidades. A plataforma ficará sempre aberta para que o gestor possa marcar as melhorias implementadas e só fechará para a homologação pela Rede de Controle a cada dois anos.

Sobre o PNPC, trata-se de uma iniciativa do Governo Federal - Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, composta por uma rede de controle interorganizacional, de iniciativa do TCU, CGU, ATRICON, ABRACOM, CONACI, CNM, Instituto Rui Barbosa e ENCCLA.