Câmara realiza palestras sobre ética e transparência na administração pública

Ética e transparência na administração pública são assunto de palestras promovidas pela Câmara

    Nos dias 11 e 19 de agosto, a Câmara Municipal de Araguari, através da Escola do Legislativo Professora Virgínia Alcântara, em parceria com a Controladoria Interna da Câmara, realiza duas palestras sobre ética e transparência na administração pública e no Poder Legislativo municipal. Os encontros têm a finalidade de tirar as dúvidas que servidores, fornecedores, terceirizados, estudantes e população em geral possam ter sobre o assunto.
    De acordo com o controlador interno da Câmara, Leandro Monteiro, a inciativa nasceu a partir do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. “Como controlador interno, pude chegar à essa rede de controle, que propôs que todos os órgãos públicos nacionais aderissem ao programa. Apresentei ao presidente Leonardo Rodrigues da Silva Neto, o qual se propôs de imediato a implantar o programa nesta casa de lei. Uma das sugestões para que pudéssemos continuar no programa foi que realizássemos palestras, colocando a questão ética no dia-a-dia do órgão.
    Tenho fé que essas palestras possam ser realizadas no município, pelo menos uma vez ao ano”, disse. Os encontros serão realizados nos dias 11 e 19 de agosto, no Cine Teatro Rex, das 8h30min até às 10h30min. As palestras são abertas ao público e não é necessário fazer inscrição.
    No dia 11 de agosto, o assunto será abordado por Marcos André Alamy, doutorando, mestre e especialista, assessor e consultor jurídico, com atuação voltada para administração pública municipal, sócio do escritório Alamy Gomes Sociedade de Advogados e diretor-presidente do IPPG Brasil.
    O palestrante do dia 19 é do Dr. Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, graduado em Direito pelo Centro Universitário do Triângulo; especialista em Direito Civil, pela Universidade Federal de Uberlândia. Lourenço Migliorini exerceu o magistério junto ao Centro Universitário do Triângulo – UNITRI, Faculdade Politécnica e Centro Jurídico Dominis. Atualmente, é juiz de Direito, titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Uberlândia. É importante mencionar que o palestrante também atuou como titular nas Comarcas de Santa Vitória, Iturama e Teófilo Otoni, e como coordenador nas Comarcas de Novo Cruzeiro, Itapagipe, Canápolis e Iturama.
    Durante os encontros, os palestrantes abordarão temas como: ética no serviço público; normas de conduta ética; ética e integridade; prevenção da corrupção; transparência na gestão pública; transparência de agenda; Lei de Acesso à Informação x Lei Geral de Proteção de Dados; transparência, controle e fiscalização.
    Segundo o coordenador da Escola do Legislativo, Nassim Guerra, essas palestras são fundamentais para que a população saiba sobre as questões éticas no serviço público e seus desdobramentos.