Audiência pública debate obras de drenagem pluvial em Araguari

Foi realizada uma audiência pública na tarde desta quarta-feira, 6 de setembro, no plenário da Câmara, para debater acerca das obras de drenagem pluvial nos bairros Independência e Santiago.

O encontro foi organizado e presidido pela vereadora Eunice Mendes (PSB) e contou com a participação do secretário de Obras, Luiz Felipe de Miranda, do subprocurador do Município, Adonil Mendes Fernandes, do coordenador da Poros Construtora, André Luiz Passos, do engenheiro e fiscal de obras do Município, Paulo Araújo, e de vários moradores.

Essa obra surgiu da necessidade de drenar as águas pluviais da região, especialmente, nas ruas próximas ao CAIC e na rua Ponte Terra. O trabalho contará com mais de 8 km de linha de drenagem (tubulações) e o custo estimado é de mais de R$ 23 milhões, com um cronograma de execução previsto para 20 meses.

As obras iniciaram em fevereiro deste ano e a execução do projeto é de responsabilidade da Poros Construtora que já realizou mais de sete medições para avaliar a evolução da obra que conta com uma equipe de mais de 80 funcionários.

Temos o sentimento de gratidão pela obra que está sendo feita, porém, precisamos ver o que pode ser feito para diminuir os transtornos. Estou com medo da minha casa afundar, quero que um engenheiro de vocês avalie o impacto da cratera na estrutura da minha residência, afinal, os riscos precisam ser avaliados”, disse o morador da rua Ponte Terra, Marcus Vinícius.

É preciso destacar que as chuvas impactaram na execução do nosso trabalho, para agosto, não era esperado a quantidade de chuva que teve. Esse tipo de obra, infelizmente, traz um impacto na vida dos moradores, mas é preciso ter um pouco de paciência, as valas serão fechadas. O objetivo principal é colocar algumas drenagens para funcionar. Onde está sendo pavimentado, já está tudo pronto. Vamos abrir mais bocas de lobo para evitar esse tipo de transtorno. A paralisação das obras nos últimos 25 dias ocorreu por falta de material, um fornecedor local está nos atendendo, mas ele não consegue suprir toda a demanda, pois é um tipo de material difícil de encontrar. A obra tem ocorrido dentro da normalidade possível”, explicou o coordenador da Poros Construtora, André Luiz Passos.

Para o secretário de Obras, “esse projeto é um grande desafio para a nossa gestão. É uma obra cara e muito grande, obras de infraestrutura precisam ter viabilidade técnica e financeira. Eu me solidarizo com os transtornos de vocês e pode ter certeza que faremos tudo para reduzi-los. A obra é uma coisa muito dinâmica, os problemas surgem do nada, mas ela está acontecendo e será finalizada”.

É preciso, antes de tudo, ver o lado social do impacto das obras na vida dos moradores. Por essa razão, no dia 25 de outubro, vamos realizar uma segunda audiência pública para avaliarmos quais as medidas foram tomadas e se os transtornos aqui apresentados foram solucionados”, finalizou a vereadora Eunice Mendes.