Combate à violência contra mulheres é tema de palestra

Na tarde da última quarta-feira, 29 de novembro, no Plenário da Câmara, o Clube Soroptimista Internacional de Araguari e a Escola do Legislativo Vereadora Virgínia Alcântara promoveram um encontro para tratar do combate à violência contra mulheres e meninas.

O Clube Soroptimista, que é uma organização global que oferece apoio a mulheres e meninas, surgiu nos Estados Unidos, em 1921, e no Brasil, o primeiro clube data do ano de 1947. Ao longo da história e ao redor do mundo, mulheres e meninas vêm enfrentando discriminação de gênero e muitos obstáculos.

Atualmente, são 24 clubes espalhados pelo país, sendo que o único de Minas Gerais é o de Araguari. A vereadora Eunice Mendes (PSB) é membro do clube e também participou da reunião.

O dia 25 de novembro foi determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, convocando uma ação mundial para aumentar a conscientização, fortalecer a defesa e criar oportunidades para a discussão sobre desafios e soluções do problema.

No Brasil, são 21 dias de Ativismo no Combate à Violência contra Mulheres e Meninas (do dia 20 de novembro ao dia 10 de dezembro), com o foco de trazer políticas públicas, orientações e esclarecimentos sobre esse tema tão importante, com o apoio de vários segmentos da sociedade para realização de ações e eventos. No dia 6 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em alusão ao movimento “Laço Branco”, que é uma associação de homens que se colocaram à disposição para ajudar as mulheres.

Somos um grupo de mulheres que trabalhamos para outras mulheres e meninas para promover a capacitação, o profissionalismo e aumentar a autoestima delas. Para que isso ocorra, nós temos vários programas, e um deles é o de combate à violência contra mulheres e meninas, com ações que as deixem mais seguras e protegidas para realizar as denúncias e a Lei Maria da Penha veio para dar essa proteção para elas. A violência pode ser psicológica, emocional, moral, patrimonial, institucional, por isso todo dia 25 de cada mês, chamamos de “Dia Laranja” que é quando damos ênfase a essa luta. Queremos convidar as pessoas a formar uma associação do “Laço Branco” nesses 21 dias de ativismo, especialmente nessa Casa de Leis, formada, em grande parte, por homens”, explicou a presidente do Clube Soroptimista de Araguari, Cristina da Costa Godoi Marques.