Escola do Legislativo promove Café Literário

Na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, o plenário da Câmara foi tomado por toda magia e encanto que só uma obra de Monteiro Lobato pode proporcionar.

A Escola do Legislativo Virgínia Alcântara recebeu os alunos do 6º ano da Escola Cívico Militar Municipal Professor Hermenegildo Marques Veloso para o Café Literário: Emília no País da Gramática.

Participaram do encontro alguns pais, o vereador Branquinho (Patriota), a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Veridiana Marina, a coordenadora de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano, Adriana Olegário, do historiador da Divisão de Patrimônio Histórico da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), Ademir José de Oliveira, do sargento monitor militar, Nelson Rogério Trombeta, dentre outros.

O Projeto: “Lendo Juntos – Hermenegildo na Trilha da Literatura” foi idealizado pela professora Olívia Franciele de Oliveira, para ela: “o principal objetivo desse projeto é promover a leitura em igualdade, de modo que os alunos estejam unidos por meio da literatura para aprimorarem a linguagem, a escrita e a oralidade. Temos que estimular os estudantes a lerem diversas obras literárias, principalmente, valorizando os nossos escritores nacionais. A cada bimestre, é proposto a leitura de um livro, nós fazemos os trabalhos relativos a obra literária escolhida, mostras e avaliação, e depois encerramos com um café literário, que é uma troca de experiências, os alunos são os protagonistas e têm voz para opinarem sobre o livro. Durante as aulas, tivemos a leitura compartilhada e o engajamento foi muito grande, inclusive, os pais ajudaram muito. Também tive a ideia de criar o Passaporte Federativo do Livro, os alunos poderão agregar outras obras literárias que eles gostem e no final do ano, eles vão ganhar um Certificado de Viajante da Leitura. A intenção é desenvolver esse passaporte nas outras escolas da cidade". 

No evento, teve declamação de poema, apresentação musical e teatral. “Essa é uma forma de valorizar e homenagear Araguari, é uma missão que precisa ser feita com muito amor e respeito, educar vai além e a leitura leva você a viajar pelo mundo sem sair do lugar. A educação é a arma mais poderosa para mudar a sociedade”, finalizou a professora.

Fonte: ASCOM/CMA