Grupo Sementear participa da Tribuna Livre
A reunião durou mais de cinco horas com apresentação de importantes proposições. Os 16 parlamentares presentes apreciaram as seguintes Matérias da Ordem do Dia:
Projeto de Lei nº 8 de 2025, de autoria do vereador Sargento Oliveira, que dispõe sobre as sanções administrativas aplicadas pelo Município de Araguari às pessoas flagradas portando ou consumindo drogas ilícitas em ambiente público e dá outras providências. Aprovado por 15 votos.
Projeto de Lei nº 48 de 2025, de autoria dos vereadores Sargento Oliveira, Débora Dau e Wilian Postigo, que dispõe sobre a obrigatoriedade de remoção dos cabos e fiação aérea, excedentes e sem uso, instalados por empresas/concessionárias que operam ou utilizam rede aérea no Município de Araguari e dá outras providências. Aprovado por 15 votos.
Projeto de Lei nº 141 de 2025, de autoria dos vereadores Levi Siqueira e Débora Dau, que institui a Política Municipal de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa com Diabetes e dá outras providências. Aprovado por 15 votos.
Projeto de Lei nº 214 de 2025, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a alteração da Lei n° 3.766, de 1° de julho de 2002, que ratifica a adesão do Município de Araguari ao regime geral da previdência social em face dos seus servidores estatutários ou celetistas da administração direta ou indireta, titulares de cargos efetivos, ou ocupantes de cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração, bem como de outros cargos temporários ou de empregos públicos, inclusive dos agentes políticos. Aprovado por 15 votos.
Projeto de Resolução nº 4 de 2025, de autoria dos veradores Cascão, Débora Dau, Giulliano Tibá, Isabel Pires, Levi Siqueira e Paulo do Vale, que altera a redação do caput do art. 80 da Resolução n°. 99, de 17 de dezembro de 2021, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Araguari, transforma o parágrafo único em § 1° e acrescenta os §§ 2° e 3° ao referido artigo. Aprovado por 15 votos.
Tribuna Livre
A convite da vereadora Maria Cecília, o grupo Sementear – Cultura, Arte e Educação, associação sem fins lucrativos, participou da Tribuna Livre. Desde 2019, a associação tem se dedicado a atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio de uma educação musical de qualidade.
A Sementear tem realizado suas atividades apoiada por doações privadas, emendas parlamentares, eventos e apresentações, políticas públicas e renúncia fiscal. Eles atendem mais de 30 crianças e adolescentes entre 8 e 20 anos, oferecendo gratuitamente formação musical em violoncelo. Na ocasião, o aluno Isac Lourenço, de apenas 10 anos, encantou a todos com uma linda apresentação.
O grupo também oferece um espaço de convivência familiar no qual o usuário encontra apoio para as questões que os acompanham. Suas atividades para 2026 estão orçadas em mais de 600 mil reais.
“Nós somos uma equipe de cidadãos conectados com o mesmo propósito, faço parte da 3º geração desse grupo. O nosso objetivo é incluir os jovens na musicalização, desempenhando um papel essencial na educação de Araguari. Mesmo o violoncelo sendo um instrumento difícil de aprender, todos que se dedicaram conseguiram bons resultados que nos orgulham muito. Conto com apoio de vocês com suas emendas impositivas, afinal, quando nos unimos, as forças se multiplicam”, destacou o escritor, idealizador e fundador da Sementear, Públio Carísio de Paula.
“Com esse projeto social, descobri um novo universo que mudou a minha vida para melhor. A música me abriu portas para um novo mundo grande e vasto, algo mágico mesmo. Essas ações sociais mudam vidas e traçam novos caminhos”, disse o ex-aluno da Sementear, Gabriel Santos.
Fonte: ASCOM/CMA