UEMG participa da Tribuna Livre

A Câmara Municipal realizou na manhã e tarde desta terça-feira, 27, a 19º sessão ordinária do ano, a última do mês.

A reunião contou com a participação de todos os parlamentares que apreciaram as seguintes Matérias da Ordem do Dia:

Projeto de Lei nº 99 de 2025, de autoria do vereador Cláudio Coelho, que dispõe sobre a instituição do Dia Municipal do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no âmbito do Município de Araguari/MG. Aprovado por 16 votos.

Projeto de Lei 108 de 2025, de autoria do Executivo, que promove a correção do Anexo I da Lei Complementar n°. 032, de 24 de março de 2004, com a redação anteriormente alterada pela Lei n°. 7.053, de 14 de maio de 2025. Aprovado por 16 votos.

Projeto de Lei Complementar nº 7 de 2025, de autoria do vereador Sargento Oliveira, que altera a Lei Complementar n°. 218, de 21 de dezembro de 2023, que dispõe sobre o Código de Posturas do Município de Araguari, acrescentando o inciso VI ao art. 132, referente a cassação do alvará de funcionamento. Aprovado por 16 votos.

Projeto de Decreto Legislativo nº 14 de 2025, de autoria do vereador Guilherme Santana, que concede o Título de Cidadão Honorário de Araguari ao Excelentíssimo Senhor Warley Helder Conceição da Silva - Primeiro-Tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Aprovado por 16 votos.

Projeto de Decreto Legislativo nº 15 de 2025, de autoria do vereador Guilherme Santana, que concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Excelentíssimo Senhor Doutor Fernando Henrique Veloso. Aprovado por 16 votos.

Tribuna Livre

A convite do vereador Paulo do Vale, o diretor e professor da Universidade Estadual de Minas Gerais, Pablo Martins Coelho, fez uso da Tribuna Livre. A UEMG está presente em 19 municípios mineiros, são mais de 23 mil estudantes e 1700 docentes. A UEMG é a primeira universidade pública em Araguari e é um campus com autonomia, não apenas um polo.

Com o apoio do Deputado Estadual Raul Belém, em 2024 formamos a primeira turma aqui do curso de Direito, contamos com cinco professores e temos um termo de cooperação com a prefeitura. A nossa unidade está localizada na Escola Estadual Raul Soares, mas estamos em busca de um imóvel próprio (serão disponibilizadas 13 salas na nova sede), com a possibilidade de abrir uma turma do curso de Agronomia para o próximo vestibular, e, futuramente, pretendemos oferecer cursos relacionados ao agronegócio e a sistemas de informação, pois falta mão de obra nessa área. Ter uma universidade aqui traz muitos benefícios para a cidade, recebemos estudantes de fora que movimentam a economia. Por isso precisamos das emendas impositivas de vocês e dos deputados para que a nossa unidade aqui avança e cresça, temos muitos desafios, o laboratório para o curso de Agronomia é muito caro, mas que possamos unir forças em prol do ensino de qualidade da nossa região”, finalizou o professor e diretor Pablo Martins Coelho.

Fonte: ASCOM/CMA