Vetos do prefeito são derrubados
Durante a reunião, os vereadores apresentaram propostas voltadas à saúde, infraestrutura, inclusão e transparência na gestão pública. Confira os requerimentos que mais se destacaram:
- que sejam dadas informações oficiais acerca da situação da rodoviária municipal que continua interditada;
- colocação de profissionais de educação física nas academias ao ar livre da cidade;
- instalação de bebedouros em áreas públicas do município;
- que os donos de terrenos abandonados sejam notificados para a realização de sua limpeza;
- manutenção preventiva dos parques infantis da cidade para garantir a segurança das crianças;
- troca das torres de madeira da Cemig por estruturas metálicas;
- estudo técnico para instalação de lombadas eletrônicas em trechos perigosos da cidade;
- troca dos bancos danificados em várias praças do município;
- reparo nos banheiros da Praça Getúlio Vargas em caráter de urgência;
- construção de um Parque das Águas no Bairro São Sebastião;
- instalação de uma biblioteca pública no distrito de Amanhece no prédio da antiga estação ferroviária.
Após o uso da Tribuna Livre, os 17 parlamentares presentes apreciaram as seguintes Matérias da Ordem do Dia:
Projeto de Lei nº 212 de 2025, de autoria dos vereadores Levi Siqueira, Alex Peixoto, Débora Dau, Isabel Pires, Paulo do Vale e Rodrigo Piracaíba, que dispõe sobre a proibição a nomeação de pessoas condenadas por crimes contra a dignidade sexual para cargos em comissão e funções de confiança no âmbito da Administração Pública Municipal, veda a participação de indivíduos com esse histórico em organizações da sociedade civil que recebam recursos públicos do Município de Araguari e atuem em contato com menores, e dá outras providências. Aprovado por 16 votos.
Projeto de Lei nº 230 de 2025, de autoria do Executivo, que autoriza o Município de Araguari a celebrar Acordo de Cooperação com a Instituição Seara Espírita Missionários de Alah, dando outras providências. Aprovado por 16 votos.
Projeto de Decreto Legislativo nº 53 de 2025, de autoria dos vereadores Nego, Maria Cecília, Branquinho e Wilian Postigo, que concede o Título de Cidadão Honorário de Araguari ao Excelentíssimo Senhor Luiz Heleno de Pontes. Aprovado por 16 votos.
Projeto de Decreto Legislativo nº 54 de 2025, de autoria do vereador Sargento Oliveira, que concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Excelentíssimo Senhor José Roberto Resende de Oliveira. Aprovado por 16 votos.
Veto nº 2784 de 2025, de autoria do Executivo. Prefeito encaminhou mensagem com as razões de Veto Total à Proposição de Lei n° 127, de 14 de outubro de 2025, que dispõe sobre a criação de vagas de estacionamento exclusivas para gestantes e mães com crianças de colo até dois anos em vias públicas, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos do Município de Araguari e dá outras providências. O veto do prefeito foi derrubado por todos os vereadores. O veto do prefeito foi derrubado por todos os vereadores.
Veto nº 2801 de 2025, de autoria do Executivo. Prefeito encaminhou mensagem com as razões de Veto Parcial à Proposição de Lei n° 138, de 21 de outubro de 2025, que institui a Política Municipal de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa com Diabetes e dá outras providências. O veto do prefeito foi derrubado por unanimidade.
Tribuna Livre
A convite da vereadora Maria Cecília, o Núcleo LGBTQIA (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexo, Assexuais) + de Araguari fez uso Tribuna Livre.
“Sou um profissional de comunicação que trabalha com gente, tenho experiência em servir o outro, me reconheço com uma pessoa não binária. Estou aqui como um ato de resistência, cuidado e coragem. Luto para que as políticas públicas sejam universais e efetivas, afinal, existe uma violência silenciosa: somos excluídos, é como se as nossas vidas valessem menos. Meu objetivo é abraçar aqueles que foram jogados para fora, muitas vidas já foram ceifadas por conta da intolerância. Somos expulsos o tempo todo, o sistema educacional fecha suas portas nos dizendo que ali não é nosso lugar. Apenas 10% estão em trabalho formal, não basta capacitar, é preciso oferecer vagas também. Nós ainda temos medos e receios de quando e onde seremos aceitos, meu desejo é que ninguém precise morrer pelo o que escolheu ser. O Brasil é de todas as cores e a esperança precisa ter coragem. Nosso povo é potência, é vida e inteligência. Que essa Casa de Leis seja um lugar de fala e escuta para que Araguari amadureça seus mecanismos de equidade e acolhimento, a luta é de cada um de vocês”, explicou o vice-presidente do Núcleo LGBTQUIA + de Araguari, Jayslan Souza.
Na ocasião, o poeta e cidadão araguarino, Mauro Imóveis, também participou da Tribuna Livre. “ Nossa cidade é forte, locomotiva da economia mineira e muito rica em água, com muitas duchas naturais. Também somos um centro comercial importante, temos um cinturão verde de agricultura e nos destacamos na produção do café irrigado. O meu sonho é levar o nome do nosso município para o mundo, afinal, Araguari é um patrimônio de todos nós”, destacou Mauro Imóveis.
Fonte: ASCOM/CMA