Vereadores mantêm veto do prefeito
O encontro contou com a participação de todos os parlamentares que apreciaram as seguintes Matérias da Ordem do Dia:
Projeto de Lei nº 249 de 2025, de autoria do vereador Giulliano Tibá, que altera a redação do art. 1° da Lei n° 2.384, de 12 de fevereiro de 1988, declarando de utilidade pública a Associação dos Moradores dos Bairros Novo Horizonte, Nossa Senhora da Penha, Beatriz, Residencial Canaã e Adjacentes. Aprovado por 16 votos.
Veto nº 3.196 de 2025, de autoria do Executivo, que encaminha as razões do Veto Parcial à Proposição de Lei n° 148 de 2025, que institui o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas que autoriza a delegação do manejo de resíduos por consórcio público; e dá outras providências. O veto do prefeito foi mantido por 14 votos, com voto contrário dos vereadores Paulo do Vale e Isabel Pires e uma abstenção do Sargento Oliveira.
Tribuna Livre
O secretário de Serviços Urbanos e Distritais, Cristiano de Carvalho, foi convocado pelo vereador Paulo do Vale para prestar esclarecimentos acerca da situação da limpeza pública em Araguari. Para o vereador, a empresa Golden Ambiental não está cumprindo o contrato na íntegra e a cidade está muito suja.
“Desde 2021, a empresa Golden Ambiental é a responsável pela nossa limpeza urbana, vale destacar que o município cresceu desde então: novas praças, áreas verdes e bairros foram criados. Temos mais de 102 áreas públicas para cuidar. Logo, muitas áreas que não estavam previstas no contrato original eles tiveram que atender, ou seja, é um contrato defasado. Em 2024, tivemos vários problemas com essa empresa, inclusive, com atraso de salários. Porém, desde que assumi a gestão da pasta neste ano, a empresa tem prestado um serviço de mais qualidade. Na minha administração, trabalho com planejamento e cronograma mais exigente para que todos os lugares sejam atendidos. Adotei uma postura que cobro muito deles e eles têm atendido minhas demandas. Sei que imprevistos e problemas técnicos podem ocorrer, mas, como cidadão, meu objetivo é melhorar esse trabalho prestado”, explicou Cristiano de Carvalho.
Segundo o secretário, os terrenos baldios serão fiscalizados e multas serão aplicadas para que os seus proprietários realizem a limpeza. Ele ainda ressaltou que o contrato com a empresa Golden Ambiental terminará em outubro sem possibilidade de prorrogação. Uma nova licitação terá que ser feita e um novo tipo de prestação de serviço estará previsto no próximo contrato.
Fonte: ASCOM/CMA