Coordenador da CUFA usa a tribuna da Câmara para lançar campanha “Novembro Negro”

Série de eventos será iniciada hoje e chama a atenção para o combate a todas as formas de racismo

Em sua primeira sessão do mês de novembro, a Câmara Municipal recebeu Agnaldo Silva (“Zulu”), coordenador da Central Única das Favelas de Araguari (CUFA), e o jovem Marco Túlio Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) que, na oportunidade, utilizaram a tribuna da Casa para lançar a campanha “Novembro Negro” e chamar a atenção dos membros do Legislativo para o combate a todas as formas de racismo.

Em sua fala, o coordenador da CUFA apresentou a programação alusiva ao “Novembro Negro” que será iniciada nesta quarta-feira, dia 04, na Casa da Cultura Abdala Mameri, a partir das 17 horas, com as comemorações alusivas ao Dia das Favelas. “O evento vai acontecer simultaneamente em todo o Brasil e em vários outros países com ações da CUFA e parceiros, pautando o dia como reflexão para uma sociedade mais justa, com melhor distribuição de renda, cobrando do estado o aparelhamento público em saúde e educação, juntamente com os demais setores, visando o espaço das favelas”, disse “Zulu”.

Além das comemorações de hoje, a programação conta com uma série de eventos que envolvem a realização de seminário, mostra de dança, mesas redondas, assinatura do decreto que institui a Superintendência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SUPIR), reinauguração do Centro de Referência Negra, procissão com os ternos de Congados, Moçambiques e Catupés, teatro, entrega de prêmios, workshops e confraternização das comunidades haitiana e senegalesa residentes em Araguari com convidados da região. “Não teremos um dia dedicado à Consciência Negra, mas, sim, um mês inteiro voltado às questões que envolvem a nossa sociedade e que merecem o apoio e a participação de todos. Por isso, gostaria que os vereadores estivessem presentes e as autoridades em geral assim como os demais membros da sociedade, pois, combater o racismo, discutir as questões que estamos colocando, interessa não só aos negros e às comunidades das favelas, mas, sim, a todos os cidadãos araguarinos”, afirmou o coordenador da CUFA.

Entre os eventos mais esperados, destaque para o I Seminário Afro-Consciência e Promoção da Igualdade Racial em Araguari: Reafirmando Direitos, que será promovido na Capela do Instituto Máster de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC), na próxima segunda-feira, dia 09. Na oportunidade, a cidade receberá a professora Macaé Evaristo, secretária de Educação do Estado de Minas Gerais, entre outras autoridades, para. “Além da secretária, contaremos com as presenças do deputado estadual e professor Neivaldo; do advogado Hélio Santos, presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade; da promotora Nívia Mônica, responsável pelas denúncias de racismo e intolerância religiosa junto ao Ministério Público Estadual; da pedagoga Rosa Margarida; de Yone Gonzaga, superintendente de Políticas Afirmativas e Articulação Institucional da SEDPAC; e do doutorando Dickson Duarte, presidente do NEAB/IFTM”, acrescentou Agnaldo Silva.

A programação completa do “Novembro Negro” encontra-se disponível no endereço eletrônico www.cufaaraguari.blogspot.com. “Sem dúvida alguma, trata-se de uma série de eventos bastante salutares e que contam com o nosso apoio. O trabalho realizado pela CUFA e, em especial, pelo Zulu, possui um valor imensurável. O que nós percebemos é que a cidade tem avançado cada vez mais no sentido de viabilizar ações afirmativas de promoção da igualdade racial. Então, receber os representantes da CUFA e do COMPIR, e ser apresentados a esta programação tão rica e pertinente, é uma grande honra para o Poder Legislativo que sempre esteve e estará de portas abertas para este movimento”, afirmou o vereador presidente Giulliano Sousa Rodrigues (Giulliano Tibá).

LUTA PELA IGUALDADE E COMBATE AO RACISMO

Ao fazer uso da tribuna, o jovem Marco Túlio Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) reforçou a importância da pauta trazida pelo companheiro Agnaldo Silva, enfatizando sua fala na institucionalização do movimento que luta pela igualdade racial no Brasil, mas, principalmente, em Araguari. “O racismo é uma força maligna muito forte no nosso tempo e que precisa ser combatida a qualquer custo. Acabou essa história do branco contra o negro. Não se trata mais disso. A luta é pela igualdade seja racial, social ou religiosa, pois, a sociedade é feita pela complexidade e não podemos enxergar as diferenças como algo que nos divide”, asseverou.

De acordo com ele, o movimento de luta pela igualdade e combate ao racismo está cada vez mais organizado, politizado, e a campanha do “Novembro Negro” vem justamente trazer a idéia de que não se trata apenas de uma questão cultural. “Dêem mais importância a esse movimento! O Congado acabou, o Carnaval ainda vai chegar, mas, o negro não é só música e dança. O negro é sociedade, é história e não vai mais ficar apenas nos bastidores. Vamos ocupar os espaços, combater o racismo, lutar pela igualdade”, finalizou o presidente do COMPIR.

04112015