Estudantes visitam sede e recebem orientações sobre função do Poder Legislativo

Com faixa etária entre 9 e 10 anos, crianças aproveitam a oportunidade para questionar problemas do município

A Câmara Municipal recebeu na última sexta-feira, dia 6, a visita de estudantes do 4º Ano do Colégio Belaar Sagrado Coração de Jesus que, além de conhecer a sede do Poder Legislativo, receberam orientações sobre a função e o papel desempenhados pelos vereadores.

Os estudantes foram recebidos por servidores da Casa e percorreram gabinetes, departamentos e todas as dependências do imóvel para conhecer as assessorias e seus respectivos vereadores. Entre os espaços que mais chamaram a atenção dos visitantes destacam-se o Museu Jofre Alves Martins “Patesco”, a Galeria dos Ex-Presidentes e, claro, o Gabinete da Presidência.

Durante a visitação dos gabinetes, as crianças encontraram os vereadores Cláudio Coelho e Eunice Mendes que falaram sobre a importância do Legislativo e da participação das pessoas na luta por uma cidade melhor. Posteriormente, o vereador presidente Giulliano Sousa Rodrigues (Giulliano Tibá) também recebeu os visitantes no Gabinete da Presidência.

Finalizando a agenda, a comitiva acompanhada pela professora Karyn Cristina Lang Boaventura seguiu para o Plenário, onde os estudantes tiveram a oportunidade de sentar nas cadeiras ocupadas semanalmente pelos vereadores e questionar os problemas observados no cotidiano da cidade. Neste momento, estavam presentes os vereadores Giulliano Tibá, Cláudio Coelho e Rafael Scalia Guedes. “Nós gostamos muito da visita, principalmente, por ter sido oportunizada a colocação de situações que eles observam e que precisam de atenção por parte do poder público. Sem dúvida, o objetivo da visita foi alcançado, pois, além de viver toda essa experiência, eles ainda tiveram reforçadas as orientações repassadas em sala de aula em relação à separação dos poderes”, afirmou a educadora.

Avaliação endossada pelo participativo João Vitor Barreiro Lopes que também valorizou a experiência. “Meus colegas e eu gostamos bastante porque nós pudemos ver de perto aquilo que a professora estava nos ensinando na sala de aula. Foi muito legal ter a chance de falar as coisas, perguntar as nossas dúvidas, ver onde os vereadores trabalham e como tudo funciona”, afirmou.

Para o presidente da Casa, a presença dos estudantes na sede do Poder Legislativo é sempre bem vinda. “Recebê-los é uma alegria não só por tudo que as crianças representam, mas, principalmente porque temos a oportunidade de orientá-los, esclarecer as dúvidas, instigá-los a se interessarem pelo trabalho que desenvolvemos aqui. Isso é bom para o Legislativo, mas, é ainda melhor para a sociedade, afinal de contas, eles são o futuro da nossa cidade. Talvez, um dia, eles ocupem as cadeiras desta Casa e será muito importante que façam isso de maneira consciente, crítica e participativa”, disse Giulliano Tibá.

- A visita ocorreu na última sexta-feira, dia 06 de novembro

091120151