Militares do 4º Pelotão de Polícia de Meio Ambiente são homenageados pela Câmara Municipal

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade de Araguari e aos atos de bravura que permeiam suas carreiras, o sargento Claidon dos Santos Júnior e o cabo Rogério Edu Carneiro, ambos integrantes do 4º Pelotão de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário (4º Pel. PM Ind. Mat.) receberam, nesta semana, honrarias conferidas pelo Poder Legislativo.

Além de currículos impecáveis, o trabalho realizado pela dupla durante um salvamento ocorrido em outubro do ano passado motivou o vereador Giulliano Sousa Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, a propor as homenagens. Reconhecimento prestado também pelos vereadores Levi Siqueira (vice), Cézar Batista de Oliveira, Cláudio Coelho, José Miranda, José Donizetti Luciano, Leonardo Neto e Paulo do Vale, os quais assinaram o projeto, tornando-se proponentes da justa e merecida homenagem.

Com o endosso de todo o plenário, o sargento araguarino Claidon dos Santos Júnior foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito e o cabo Rogério Edu Carneiro recebeu o Título de Cidadão Honorário de Araguari.

O ato solene para a entrega das honrarias foi realizado na manhã da última quarta-feira, dia 13, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o major André Marcio Alves Rodrigues, comandante da 9ª Cia. PM. Ind. Mat., sediada em Uberlândia; o 1º ten. Alísson Cassimiro dos Santos, comandante do 4º Pel. PM Ind. Mat., localizado em Araguari; o capitão Flávio Alves de Souza, que representou o Comando do 53º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais; e José Júlio Lafayette, o diretor executivo e administrativo do Instituto Máster de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC).

Além das autoridades mencionadas, também participaram do ato os vereadores Carlos Machado, Cláudio Coelho, José Donizetti Luciano e Rafael Scalia Guedes; familiares e amigos dos homenageados; integrantes do 4º Pel. PM Ind. Mat.; alunos o 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual São Judas Tadeu acompanhados da diretora Lucineide Aparecida de Oliveira; e universitários do Curso de Medicina do IMEPAC que tiveram participação ativa no salvamento realizado pela dupla de militares.

Entre os convidados, destaque para o jovem Paulo de Oliveira Silva que, na tarde do dia 17/10/2015, caiu em uma cachoeira de difícil acesso na região da Fazenda Retiro Velho e sofreu um Traumatismo Craniano Encefálico Grave. Acompanhado por seus pais, Paulo Martins da Silva e Leni Rosa de Oliveira, o homem que sobreviveu ao acidente graças ao seu esforço em lutar pela vida, mas, também pelo empenho dos policiais que o resgataram, teve a chance de aplaudi-los neste momento tão significativo de suas carreiras.

Durante toda a cerimônia era notória a emoção dos homenageados e o orgulho de todos os presentes. Ao fazer uso da palavra, o cabo Rogério Edu Carneiro registrou seus agradecimentos a Deus, à família, aos vereadores e a iniciativa dos universitários presentes no local da ocorrência em acionar os policiais. “Nós só temos que agradecer a esses jovens, que não mediram esforços para salvar essa vida e a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram para o salvamento da vítima”, afirmou.

Ele ressaltou ainda o seu orgulho de vestir a farda camuflada da Polícia Ambiental, enalteceu a confiança da Polícia Militar junto à comunidade, destacou a importância do trabalho realizado e a necessidade da união de esforços para a construção de um país mais consciente e bem sucedido.

Entre os principais momentos de seu discurso, destaque para a menção especial que o militar fez à diretora da Escola Estadual São Judas Tadeu e aos estudantes presentes no Plenário da Casa. “Eu fiz questão de convidar esses jovens porque gostaria de deixar uma mensagem. Assim como eles, eu estudei na Escola São Judas. Uma escola pública, mais afastada do Centro, às vezes até estigmatizada. Vim de uma realidade difícil, fiquei órfão muito cedo, precisei de alguns puxões de orelha da dona Lucineide. Mas, foi lá que tive a oportunidade de receber ensinamentos importantes e a mensagem trazida por três militares, um do Exército e dois da PM, durante palestras que fizeram. Foi graças ao que eles me transmitiram que eu decidi o que eu queria ser na minha vida. Hoje, eu quero dizer para vocês que não importam as circunstâncias, o lugar de onde estão vindo. Se vocês realmente quiserem, poderão alcançar o mundo”, disse, emocionado, o cabo Rogério Edu Carneiro.

Em sua fala, o sargento Claidon dos Santos Júnior reiterou as colocações do companheiro de guarnição, agradeceu a todos e ressaltou a importância não só da solenidade, mas, principalmente, a experiência vivida. “Nós hoje, aqui, temos que celebrar a vida. A vida do Paulinho, que lutou por ela. A vida desses universitários que permaneceram naquele local, colaboraram com seus conhecimentos adquiridos no curso de Medicina. A vida dos nossos familiares, companheiros de trabalho, enfim. Este é um dia de grande alegria, mas, especialmente, de gratidão”, asseverou.

Os vereadores presentes também discursaram elogiando a postura dos militares não apenas na ocorrência mencionada, mas, também em suas trajetórias de vida pessoal e militar. O presidente da Casa, Giulliano Tibá, que acompanhou de perto os desdobramentos da ocorrência, com participação ativa na assistência à família da vítima, relembrou os detalhes do episódio, parabenizou todos os envolvidos e enfatizou a satisfação em conceder as honrarias. “Em nome de todo o Legislativo, afirmo que é uma honra abrir as portas desta Casa para promover tão justa e merecida homenagem, enaltecendo pessoas que são motivo de grande orgulho para a nossa cidade. Muito obrigado a todos que se fizeram presentes nesse momento. Ao sargento Claidon e ao cabo Edu, nossa reverência e gratidão pela dignidade e bravura em suas carreiras e em suas vidas”, finalizou.

claidon1-2claidon2-2

*Ascom