Seminário Eleitoral promovido por Escola do Legislativo reúne mais de 200 participantes

Organização celebra sucesso do evento e estuda possibilidade de promover novas discussões sobre o tema

O “Seminário Eleições Municipais 2016”, promovido ontem, dia 19, pela Escola do Legislativo foi um sucesso. No total, mais de 200 pessoas participaram do evento realizado na Capela do Instituto Máster de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC) com o objetivo de orientar presidentes de partidos, ocupantes de cargos eletivos, pré-candidatos, advogados e os próprios eleitores sobre a normatização eleitoral, os sistemas eleitorais, as condutas permitidas e vedadas durante a campanha.

200520161

As palestras foram ministradas pelo juiz eleitoral Márcio José Tricote, pelo promotor eleitoral Marco Aurélio Nogueira juntamente com os membros de seu grupo de estudos em Direito Eleitoral e por Fernando Guetti, chefe do Cartório da 16ª Zona Eleitoral de Araguari. Ao contrário do que havia sido programado e anunciado, o evento não contou com a participação do doutor Valte Shigueo Moryama, promotor eleitoral em Araguari, em virtude de convocação inesperada para que ele estivesse em Belo Horizonte na mesma data. Diante do imprevisto, Valter Shigueo Moryama justificou sua ausência por escrito e nomeou o colega Marco Aurélio Nogueira como substituto, considerado uma sumidade em Direito Eleitoral.

Além de se informar sobre as recentes alterações na legislação eleitoral, os participantes puderam esclarecer duas dúvidas e fazem considerações pertinentes à prática vivida ao longo do período eleitoral. “Sem dúvida, o evento foi de extrema importância tanto para orientação dos representantes de partidos políticos e pré-candidatos quanto para o conhecimento acadêmico dos universitários presentes. E a iniciativa de instituir a Escola do Legislativo representa um marco na atual gestão da Presidência da Câmara, tendo em vista que por meio dela é possível atingir as mais diversas classes a população, promovendo conhecimento e cidadania”, avaliou o advogado e professor universitário Leonardo Henrique de Oliveira.

Ao se pronunciar, o vereador-presidente Giulliano Sousa Rodrigues agradeceu a parceria firmada entre Justiça Eleitoral, Ministério Público e IMEPAC com a Escola do Legislativo para a realização do Seminário. Também fez menção especial a todos os palestrantes que, prontamente, aceitaram o convite para repassar seus conhecimentos ao público presente.

200520162

Ao avaliar o resultado, Giulliano Tibá celebrou o sucesso do Seminário e adiantou que já está sendo estudada a possibilidade de se promover novas discussões sobre a temática proposta. “O que nós percebemos é que há uma demanda muito grande, sobretudo em relação às condutas permitidas e vedadas. Considerando que não foi possível esgotar o assunto, nós estamos pensando em promover um novo evento para tratar especificamente deste tema. Outro ponto importante que pretendemos abordar é a questão da prestação de contas, tema essencial para qualquer candidato. A repercussão deste primeiro momento foi extremamente positiva e nós saímos desta experiência já pensando na próxima oportunidade de poder colaborar e atender as expectativas do público que reconhece a importância das atividades propostas pela Escola do Legislativo”, afirmou o presidente.

*Fotos: Paulo José