Araguari participa da Etapa Estadual do Parlamento Jovem

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou a Etapa final do Parlamento Jovem 2023 nos dias 20, 21 e 22 de setembro.
Araguari participa da Etapa Estadual do Parlamento Jovem

Foto de William Dias da ALMG

O encontro ocorreu na sede da ALMG, em Belo Horizonte, e contou com a participação de estudantes do ensino médio de 132 municípios mineiros, agrupados em 20 polos regionais. O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é um programa de formação política e cidadã da ALMG, em parceria com as Câmaras Municipais, com apoio da PUC Minas.

É a primeira vez que Araguari participa da Etapa Estadual do Parlamento Jovem. “Há muito tempo não se via um trabalho tão focado para os nossos jovens, que representam grande parcela da nossa população. Muitas vezes eles ficam fora das decisões e não têm a chance de dar suas opiniões, e essa foi uma oportunidade única. Muito orgulhoso de estarmos fazendo história em prol da nossa cidade. Agradeço a confiança do presidente Rodrigo Piracaíba e do vereador Giulliano Tibá que me indicou como coordenador da Escola do Legislativo, e junto com a nossa equipe, conseguimos levar Araguari até a Etapa Estadual”, disse Nassim Guerra.

A Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo Vereadora Virgínia Alcântara, foi representada pela servidora Luciane Araújo e pelo aluno Jhonny Santos da Rocha, de 16 anos, da Escola Estadual José Carneiro da Cunha. Para ele, “a experiência com o Parlamento Jovem foi muito abrangente, de vários conhecimentos, pude enxergar um novo ponto de vista sobre a política, pois ela pode, sim, beneficiar o cidadão. Consegui aprender a escutar, compartilhar minhas ideias e entender o pensamento das outras pessoas. Representar Araguari foi um peso, mas quando a nossa proposta passou para a etapa final, pude perceber que estávamos no caminho certo".

Tema 2024

Em votação híbrida realizada na tarde da última quinta-feira, 21 de setembro, a proposta “Melhorias no ensino escolar” foi escolhida por 225  alunos para ser o tema que será discutido no PJ Minas 2024. Os outros assuntos concorrentes, “Cultura e juventude” e “Sexualidade na juventude”, receberam, respectivamente, 129 e 64 votos.

A votação reuniu os representantes dos 20 polos regionais do PJ Minas que estavam na Plenária Estadual na ALMG e também de todos aqueles que puderam votar por meio de um link. Esse modelo de votação remota foi adotado em 2021, em razão da pandemia, e desde então, passou a ser usado junto com a votação presencial, o que torna a escolha mais democrática.

Propostas Escolhidas

Durante os três dias de encontro, os estudantes debateram as propostas de ações e políticas sobre o tema desta edição: “Jovem e Mercado de Trabalho”. As discussões ocorreram em torno dos três subtemas: “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”, “Desenvolvimento econômico e geração de trabalho” e “Escolaridade e qualificação profissional”.

Cada destaque foi defendido por aquele que o propôs, e o grupo votou pela redação consolidada do texto de cada subtema. Os jovens protagonizaram um debate amplo com vistas ao desenvolvimento das políticas públicas na área. As 18 propostas do debate final foram submetidas a votação na tarde da última sexta-feira, 22 de setembro, e 12 foram escolhidas, sendo quatro para cada subtema. O documento final do Parlamento Jovem de Minas de 2023 foi entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG, colegiado responsável por dar encaminhamento das propostas que podem subsidiar projetos ou outras iniciativas.

Fonte: ASCOM/CMA (com informações da assessoria de comunicação da ALMG)