Câmara realiza primeira audiência pública do ano

Na tarde desta quinta-feira, 02 de março, a Câmara realizou uma audiência pública para discutir a respeito da falta de vagas na Rede de Ensino Municipal. Atualmente, há 435 alunos que não foram contemplados pelo sorteio feito pela Secretaria de Educação.

A reunião foi convocada pelas vereadoras Eunice Mendes (PSB) e Dêda Lima (PL) e teve como objetivo tratar do preceito constitucional que concede o direito a todas as famílias, às crianças e aos adolescentes da cidade de Araguari e de todo o Brasil de ter uma vaga no ensino público de qualidade gratuito.

O encontro contou com a presença do juiz de direito, Pedro Marcos Begatti, do secretário de Educação, Gilmar Chaves, do subprocurador geral do Município, Cristiano Cardoso Gonçalves, da diretora do Departamento de Educação Infantil, Marianne Andrade, da diretora do Ensino Fundamental, Veridiana Marina Matos, das representantes da Comissão de Governança, Valdeci Assis, Iara Farias e Cristiane Nery, além da representante da Secretaria de Estado, Sonilda Silveira, e da Coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), Edinamar Ferreira Reis. Estiveram presentes também a vereadora Ana Lúcia Prado (PSB) e o vereador Branquinho (Patriota).

A vereadora Eunice disse que “o sorteio tem que acabar, pois todo mundo tem direito a educação, precisamos de soluções imediatas, não dá para deixar tantas crianças fora da escola”, já a vereadora Dêda destacou que “falta cuidadores para as crianças com necessidades especiais”.

Ao final da audiência, o secretário Gilmar Mendes respondeu a alguns questionamentos, reafirmando que “o problema da falta de vagas não é de gestão, mas historicamente da cidade, é preciso olhar para o que já foi feito também, há avanços e essa fila já foi bem maior. A longo prazo, o sorteio acabará”.