Escola do Legislativo lança o Parlamento Jovem 2023

Na manhã desta sexta-feira, 17 de março, no Plenário da Câmara, a Escola do Legislativo Virgínia Alcântara lançou o Parlamento Jovem 2023.

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política dos estudantes do ensino médio. Nele, o jovem conhece a política e as formas de participação nos Legislativos municipal e estadual. É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da sua Escola do Legislativo, realizada em parceria com diversas Câmaras Municipais mineiras.

O professor do Colégio Polivalente, Marcos Lander, destacou a importância do tema desse ano, “Jovens e Mercado de Trabalho”, para ele, “em Araguari não há vagas para todos os jovens aprendizes, sendo importante pensar em como ajudar esses jovens a darem o primeiro passo para o mundo do trabalho, o primeiro emprego vem por meio da qualificação”.

O projeto contará com a participação de sete escolas da cidade, sendo que cada instituição de ensino selecionou sete estudantes do ensino médio para fazerem parte do programa. As escolas participantes são: Escola Estadual Dona Eleonora Pieruccetti; Escola Estadual Isolina França Torres; Escola Estadual José Carneiro da Cunha; Escola Madre Maria Blandina (Polivalente); Escola Estadual Professor Antônio Marques; Escola Estadual Raul Soares e Escola Estadual São Judas Tadeu.

Na ocasião, para dar voz e autonomia aos jovens, os próprios alunos escolheram seus representantes: presidente, Ana Vitória Gomes, 16 anos, da Escola São Judas Tadeu, secretária, Miriã Santos, 13 anos, da Escola José Carneiro, orador, Antônio Victor Farias, 17 anos, da Escola Antônio Marques, e dois assessores de comunicação: Samuel Santos, 14 anos, da Escola Estadual Raul Soares, e Samuel Sousa, 17 anos, do Colégio Polivalente.

Minha expectativa é que a Câmara consiga cumprir todas as etapas (municipal, regional e estadual), a fim de levar o nome de Araguari, mostrando que nossa cidade está bem preparada politicamente, principalmente, entre os jovens”, destacou o coordenador da Escola do Legislativo, Nassim Guerra.