Escola do Legislativo lança o Projeto Ouvidoria Jovem

Na ocasião, dois alunos de cada instituição de ensino foram escolhidos como ouvidores.

Na manhã e tarde desta quinta-feira, 27 de abril, no plenário da Câmara, a Escola do Legislativo Virgínia Alcântara recebeu estudantes do 8º ano do Colégio Berlaar Sagrado Coração de Jesus (COC) e do 6º ano da Escola Estadual Isolina França Soares Tôrres para promover o Projeto Ouvidoria Jovem nas escolas.

A ouvidoria é um canal de comunicação direto entre o público e a respectiva instituição, atuando como mediadora de conflitos e buscando soluções para as demandas, sugestões, elogios, críticas, reclamações e denúncias. Ela é um importante canal para promover transparência, participação social e melhorar a gestão pública e privada.

A ouvidoria deve garantir confidencialidade, imparcialidade, autonomia e celeridade, além de ser aberta ao diálogo e fornecer informações claras e precisas. O Projeto Ouvidoria Jovem tem como principal objetivo fomentar a cultura de participação e gestão democrática nas escolas do município, tendo como público-alvo os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O projeto busca sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da participação ativa, do senso de corresponsabilidade, da empatia e do controle social. Além disso, visa estimular a troca de ideias, opiniões e sugestões entre alunos, pais, professores e demais membros da comunidade escolar, promovendo um ambiente mais democrático e inclusivo.

Portanto, o Projeto Ouvidoria Jovem é uma importante iniciativa para promover a formação de cidadãos críticos, participativos e engajados, capazes de contribuírem para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. Para o ouvidor-geral da Câmara, Danilo Borges, “é de suma importância esse projeto para fomentar a cultura da cidadania e democracia nos nossos adolescentes, que eles possam mostrar o papel da ouvidoria no dia a dia, na melhoria dos serviços que são disponibilizados para eles, especialmente, os que são voltados para as suas escolas”.

Procuradoria da Mulher

No encontro, também foi falado a respeito da Procuradoria da Mulher e de seus principais objetivos, tais como: zelar pela defesa dos direitos das mulheres, estimular o empoderamento feminino por meio de campanhas, inclusive a favor da igualdade de participação entre homens e mulheres na política. “É uma alegria receber vocês aqui, esse é um espaço democrático, um dos três poderes. Essa Casa de Leis ficou muitos anos sem uma mulher vereadora, infelizmente, é uma situação cultural. Hoje, o gênero feminino já ocupa um espaço de mais destaque, temos 4 vereadoras na composição atual da Câmara, mas ainda é uma participação tímida. São várias situações que nós, como mulheres, podemos interferir, a nossa participação ativa na política é essencial”, disse a 1º procuradora adjunta da Mulher, a vereadora Eunice Mendes (PSB).