Escola do Legislativo participa da Plenária Regional do Parlamento Jovem

Na última quinta-feira, 10 de agosto, na cidade de Conceição das Alagoas, foi realizada a Plenária Regional Polo Triângulo do Parlamento Jovem 2023, que tem como tema nessa edição “Jovem e o Mercado de Trabalho”.

Os representantes da Câmara de Araguari na Plenária Regional foram: o coordenador da Escola do Legislativo Virgínia Alcântara, Nassim Guerra, os servidores Danilo Borges e Luciane Araújo, e sete alunos das escolas estaduais da cidade. Vale ressaltar que o Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política dos estudantes do ensino médio.

Participaram também do encontro as Câmaras de Araxá, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Limeira do Oeste, Prata e Uberaba. Mais de cem propostas foram debatidas em três grupos de estudos com todos os participantes. As propostas estão relacionadas aos subtemas desse ano: “Desenvolvimento Econômico e Mercado de Trabalho”, “Escolaridade e Qualificação Profissional” e “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”.

Ao final, os estudantes escolheram as cinco propostas que serão defendidas na Plenária Estadual que ocorrerá em setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A aluna Ana Vitória Gomes Cruz, da Escola Estadual São Judas Tadeu, foi a selecionada para representar Araguari na Plenária Estadual. Para ela, “o jovem é essencial na política, podemos ser protagonistas e revolucionar o mundo”.

Nossos alunos brilharam, fomos muito bem representados. Na ocasião, a Escola do Legislativo mostrou que está no caminho certo, com a participação efetiva dos nossos jovens, e foi muito emocionante poder acompanhar a criação de cada proposta apresentada por eles. Proporcionamos aos participantes a vivência real dos temas elencados, a inclusão e o respeito à diversidade, além de conteúdos formais sobre controle social e o Poder Legislativo. Todos exercitaram suas habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum. Parabéns e obrigado as escolas participantes, nossa gratidão ao Presidente da Casa, Rodrigo Piracaíba (Patriota), e a todos os demais vereadores pelo apoio e participação de sempre”, disse o coordenador da Escola do Legislativo, Nassim Guerra.