Escola do Legislativo participa de encontro em Conceição das Alagoas

Na tarde desta quarta-feira, 3 de maio, a Escola do Legislativo Virgínia Alcântara participou de uma reunião com os coordenadores Estaduais do Parlamento Jovem Minas na Câmara Municipal de Conceição das Alagoas/MG.

Os coordenadores Estaduais do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ALMG, Alexandre Bossi Queiroz e Veruska Célia Gontijo Pereira, foram recepcionados pela coordenadora Regional do Polo Triângulo, Genistela Barbosa Ferreira, e pelo Coordenador Municipal, Rodrigo Borges. Também participaram do encontro os representantes das Câmaras mineiras de Araguari, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Limeira do Oeste, Prata, Uberaba e Uberlândia.

O Parlamento Jovem de Minas 2023 está na etapa municipal, mas ainda terá a fase regional e a estadual. A equipe da Escola Legislativo Virgínia Alcântara, que faz parte do Polo Triângulo e é coordenada por Nassim Guerra, foi representada pelos servidores Danilo Borges, Luciane Araújo e Priscila Lurenço.

A pauta da reunião foi a etapa de implantação do programa, lançamentos, primeiras oficinas e alinhamento das ações. Cada Câmara pôde informar, de forma geral, como está o projeto nessa primeira fase, como foi a mobilização dos estudantes, o número de inscritos e das escolas participantes, as oficinas já ministradas, o cronograma para os demais encontros, as facilidades, os problemas enfrentados e as soluções propostas.

Para Luciane Araújo: “o encontro foi fundamental para traçarmos estratégias e compartilhar as boas práticas que estão dando certo nos Parlamentos Jovens das outras cidades. A Câmara já tem a Escola do Legislativo como uma forma de aproximar os jovens da sua dimensão cidadã e política, os trazendo para o Legislativo com o objetivo de construir políticas públicas formuladas por eles mesmos para a solução dos problemas da população, como, por exemplo, o mercado de trabalho, a saúde mental do jovem ou sobre as questões étnico-raciais”.

Entenda

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política dos estudantes do ensino médio. Nele, o jovem conhece a política e as formas de participação nos Legislativos municipal e estadual. É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da sua Escola do Legislativo, realizada em parceria com diversas Câmaras Municipais mineiras.

A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para a sua formação política. O tema abordado na edição desse ano será “Jovens e Mercado de Trabalho” e reunirá os subtemas “Desenvolvimento Econômico e Mercado de Trabalho”, “Escolaridade e Qualificação Profissional” e “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”.

Em 2023, Araguari contará com a participação de 49 alunos de sete escolas da cidade. As instituições participantes são: Escola Estadual Dona Eleonora Pieruccetti; Escola Estadual Isolina França Torres; Escola Estadual José Carneiro da Cunha; Escola Madre Maria Blandina (Polivalente); Escola Estadual Professor Antônio Marques; Escola Estadual Raul Soares e Escola Estadual São Judas Tadeu.