Escola do Legislativo promove curso para servidores

Nesta quinta-feira, 26 de outubro, a Escola do Legislativo Vereadora Virgínia Alcântara realizou um curso de aperfeiçoamento para seus servidores e colaboradores.

Esgotamento Mental: Técnicas Saudáveis para o Ambiente de Trabalho, esse foi o tema do curso que foi ministrado pela psicoterapeuta e mestre em pisicanálise, Cíntia Lazzarini. “Sem trabalhar a saúde mental, não conseguimos trabalhar o físico, o espiritual. Em todos os âmbitos da vida, precisamos dar prioridade para a saúde mental, é uma coisa que falamos muito, mas muitas pessoas ainda fogem de se olharem profundamente. Eu preciso me conhecer para saber o que eu tenho que curar em mim, cada um tem suas feridas, e com esse autoconhecimento, eu entendo qual o meu processo e o que precisa ser feito. E quando estamos bem dentro do nosso corpo e da nossa cabeça, isso reflete em todas as áreas da nossa vida, principalmente, no trabalho que é onde passamos a maior parte do nosso tempo”, destacou a palestrante.

Os vereadores Giulliano Tibá (PSB) e Dêda Lima (PL) fizeram questão de participar do encontro. Para a servidora Bruna Vitória, “abordar o tema da saúde mental no ambiente de trabalho é de extrema relevância, visto que para nos desenvolvermos como profissionais e como cidadãos proficientes, o bem-estar mental é imprescindível. A palestra da Cintia Lazzarini nos apresentou novas perspectivas para lidarmos com o esgotamento mental, o stress e a ansiedade - situações psicoemocionais tão presentes no mundo pós-pandemia. As técnicas de respiração, atenção plena e mentalização consciente trabalhadas durante o curso, nos propicia trazer a mente para o presente e vivenciá-lo de modo mais equilibrado e vigilante. As ferramentas propostas nos faz um convite para tecermos um olhar atento para dentro de nós, reconhecendo nossas fragilidades e virtudes; utilizando o passado como referência, o presente como forma de edificar novas escolhas, adquirir novos hábitos saudáveis e a tecer um futuro melhor”.