Escola do Legislativo promove encontro cultural

Na tarde da última quinta-feira, 22 de junho, na Casa da Cultura Abdala Mameri, a Escola do Legislativo Virgínia Alcântara, coordenada por Nassim Guerra, promoveu o 1º Encontro Cultural do Parlamento Jovem Polo Triângulo.

O Polo Triângulo conta com a participação de 10 Câmaras Municipais e é coordenado por Genistela Barbosa Ferreira, da Câmara de Conceição das Alagoas. Além de Araguari, participaram do encontro também as cidades de Araxá, Conceição das Alagoas, Limeira do Oeste, Prata e Uberlândia. Não puderam comparecer os municípios de Campo Florido, Itapagipe, Tapira e Uberaba.

A programação incluiu apresentação de peça teatral, palestra com o presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), Diogo Machado, que abordou o tema: “A Juventude e o Trabalho na Cultura”, além de bate-papo com personalidades do setor cultural. Os vereadores Giulliano Tibá (PSB) e Ana Lúcia Prado (PSB) fizeram questão de dar boas-vindas a todos.

Esse é o nosso primeiro encontro do Polo Triângulo junto com várias cidades, é um momento para os jovens interagirem e conhecerem mais uns aos outros, além do projeto ser de formação política, ele é de cidadã também. O nosso intuito de reunir os alunos de lugares diferentes é para que eles possam trocar ideias das propostas que eles já estão formulando para a etapa regional”, explicou a coordenadora do Polo Triângulo.

Para o presidente da FAEC, a cultura é a expressão dos nossos sentimentos, é um elemento de transformação social. Exercer a cidadania é ser político, e o papel do poder público é incentivar aquilo que está dando certo. Entendam que o Parlamento Jovem não é só uma ação política. A transformação começa por nós: ação, mobilização, inquietação, agir exige um sujeito, e eu desejo que o sujeito seja vocês. Espero que daqui saia pelo menos uma lei para a juventude das nossas cidades”.

Entenda

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política dos estudantes do ensino médio. Nele, o jovem conhece a política e as formas de participação nos Legislativos municipal e estadual. É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da sua Escola do Legislativo, realizada em parceria com diversas Câmaras Municipais mineiras.

A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política. O tema abordado na edição desse ano é “Jovens e Mercado de Trabalho” e reuniu os subtemas “Desenvolvimento Econômico e Mercado de Trabalho”, “Escolaridade e Qualificação Profissional” e “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”. Foram realizadas várias palestras e oficinas com a finalidade de preparar os alunos para cumprirem todas as etapas do programa.

Na etapa final, os estudantes terão que elaborar propostas que serão enviadas para a ALMG e as melhores poderão ser votadas para se transformar em Lei Estadual que beneficie a questão da inserção, permanência e aperfeiçoamento do Jovem no Mercado de Trabalho.