Escola do Legislativo promove oficina

Na tarde desta quinta-feira, 5 de outubro, a Escola do Legislativo Virgínia Alcântara realizou uma oficina para alunos do 1º ano do ensino fundamental I do Centro Educacional Municipal João Pedreiro.

A oficina foi conduzida pela arquiteta da Divisão de Patrimônio Histórico da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), Nayara Gonçalves Oliveira Castro, e também autora do livro “Colorindo o Patrimônio Histórico e Cultural de Araguari” que foi disponibilizado para todos os estudantes. O vereador Renato Bnegas (PSC) fez questão de recepcionar os alunos.

O plenário da Câmara foi tomado pela alegria contagiante das crianças que demostraram muito interesse pelo tema e como ficaram encantadas com o livrinho que ganharam. “Quando entrei na FAEC, o patrimônio histórico já tinha alguns materiais de divulgação que era uma cartilha e outros materiais que eles usavam na educação patrimonial, mas percebi que eles eram voltados mais para o público adulto, textos muito elaborados e sem apelo visual que não eram direcionados para o público infantil. Como sabemos, a educação tem que começar pelas crianças, principalmente, a conscientização do patrimônio histórico, porque se conseguirmos conscientizá-las, com certeza estaremos criando adultos conscientes. Eu também sou ilustradora, então juntei esses meus dois trabalhos e tive a ideia de criar esse livro de colorir para oferecer uma linguagem lúdica para trabalhar com os pequenos. O meu objetivo não foi só trazer a conscientização e a informação, mas também a brincadeira para prender a atenção deles”, explicou Nayara Castro.