Escola do Legislativo se reúne com os diretores de Escolas

Na tarde do dia 23 de fevereiro, o coordenador da Escola do Legislativo, Nassim Guerra, se reuniu com os diretores de várias Escolas do município para apresentar a edição anual do programa Parlamento Jovem de Minas.

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política dos estudantes do ensino médio. Nele, o jovem conhece a política e as formas de participação nos Legislativos municipal e estadual. É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da sua Escola do Legislativo, que são as parceiras do programa.

A cada edição anual, os estudantes do Parlamento Jovem de Minas escolhem e debatem um tema de relevância social. Os jovens encaminham propostas de ação legislativa sobre o tema e ao final das atividades, essas sugestões são entregues às câmaras municipais e à Assembleia Legislativa de MG. A diretora da Escola Eleonora Pieruccetti, Aline Mariane Cazetta, acredita “que viver em sociedade é um pressuposto da política. Nada é possível sem o exercício político. Logo, projetos que promovem a formação política dos cidadãos são de extrema importância para propagar esta mensagem. Não há espaços vagos nas decisões. Ou a gente aprende a ocupar esses espaços, entende a necessidade deles ou alguém ocupa e decide por nós. Busco no meu papel de gestora e com a minha profissão (cientista social) promover, sempre, que sem política não existe sociedade e organização adequada à evolução da humanidade. Quanto mais conhecimento e capacidade de intervenção na realidade social, mais contemplados seremos em nossas demandas e necessidades concretas. Absolutamente tudo a ver com o papel da escola e do que construímos nesse espaço diariamente”.