Executivo demonstra suas contas para o Legislativo

O Cumprimento das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2023 foi tema de audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 15 de junho, no plenário da Câmara.

A audiência foi organizada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas e presidida pela vereadora Eunice Mendes (PSB), e contou com a participação da superintendente de Água e Esgoto, Cláudia Eliane Barbosa, do secretário de Fazenda, Thiago Rafael de Faria, do contador geral da prefeitura de Araguari, Gustavo Nazareno, e do presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), Diogo Machado, dentre outras autoridades municipais.

O Executivo encaminhou relatório resumido de execução orçamentária e gestão fiscal dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2023 para prestação de contas ao Legislativo, em observação ao art. 9º, parágrafo 4º, da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Durante a reunião, foram apresentados os números referentes à arrecadação municipal de impostos, como receitas de IPTU, IPVA, repasses do ICMS pelo Estado e recursos do governo Federal, bem como as despesas, os gastos e os investimentos realizados pela gestão.

Para o contador geral da prefeitura, “foi preciso otimizar os recursos, pois houve queda das receitas. É um ano de muito trabalho para que as políticas públicas sejam atendidas aqui no nosso município. Em meio a essa turbulência de queda de receita, não é fácil separar verbas para investimento”.

Não é só o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, como é também a oportunidade que nós gestores temos de apresentar diretamente que a aplicação dos recursos públicos tem sido efetiva e tem trazido resultados para população nas mais diversas ordens, resultados que vão além dos números. A cultura é elemento de transformação social e construção de qualidade de vida para a nossa sociedade”, concluiu o presidente da FAEC.

Fonte: ASCOM/CMA