Jovens vereadores de Araguari tomam posse

Nesta quarta-feira, 27 de setembro, no Cine Rex, a Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo Virgínia Alcântara, diplomou e empossou os jovens vereadores do Projeto Câmara Jovem.

Uma noite muito especial, repleta de emoção e grandes surpresas, assim podemos definir o evento de ontem.

A cerimônia foi presidida pelo vereador Tiãozinho do Sindicato (União Brasil) e contou com a participação da Banda do 2º Batalhão Ferroviário que abrilhantou ainda mais a ocasião ao tocar o Hino Nacional e o Hino de Araguari.

Os estudantes foram diplomados pelos vereadores presentes para gestão até 31 de dezembro de 2023. Compareceram, ainda, o presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), Diogo Machado, a representante da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia, Raquel Rodrigues dos Santos, representando o comandante do 53º Batalhão da Polícia Militar, o tenente Jessé Sechuts Dualdo, representando o comandante do 2º Batalhão, a tenente Rita de Cássia Ferraresso Alves, os diretores das Escolas participantes, dentre outros.

Os professores que acompanharam os alunos durante as atividades do Parlamento Jovem e da Câmara Jovem foram homenageados pelos relevantes serviços prestados. Afinal, são eles que estão sempre dispostos a colaborar com o processo de formação dos jovens, despertando neles seus melhores sonhos e a esperança de um futuro melhor.

Outro momento marcante da noite foi quando o vereador Paulo César Pereira (União Brasil) presenteou a todos com sua voz e violão ao apresentar duas lindas canções.

A aluna Talyta Alves Marques surpreendeu a todos como seu depoimento emocionante: “percebi que vale a pena a lutar por cada dia, cada segundo, cada suspiro. Meu avô vem lutando contra uma doença horrível que levou a minha mãe, o câncer. Apesar de tudo, agora consigo dizer que ela era a minha mãe. O meu avô e minha irmã têm me mostrado que compensa viver e lutar por dias melhores. Não desistam, é isso que quero dizer, se eu tivesse desistido há um ano, hoje eu não estaria aqui”.

O jovem é o presente, não há qualquer passo adiante sem que todos os jovens se empoderem da sua importância e coloquem as suas opiniões como frente das atividades do nosso mundo como um todo. Nunca teve uma geração que entendesse tanto a importância de ouvir e dar voz para as diversidades. Chegou a colheita farta que nós sempre esperamos. Tenho expectativa de ver vocês debatendo perspectivas de mudanças. Aqui não se tratou só das questões universais da juventude, como trabalho, emprego e estudo, mas também de cultura, sexualidade, acessibilidade e política. Trazer a perspectiva dos jovens para a gestão pública, por meio da Câmara, é refletir efetivamente a nossa sociedade na construção de uma Araguari muito melhor. É agora que vocês fazem a diferença”, destacou o presidente da FAEC.

Jovens Vereadores

Segue abaixo o nome dos novos parlamentares e a instituição de ensino que eles representam, respectivamente:

Escola Estadual Dona Eleonora Pieruccetti: David Evangelista, 15 anos, e Evelyn Silva de Oliveira, 16 anos, ambos do 1º ano.

Escola Estadual Isolina França Torres: Amanda Carolina Pereira de Freitas, 15 anos, e Rayane Ester Resende da Silva, 16 anos, ambas do 1º ano.

Escola Estadual José Carneiro da Cunha: Jhonny Santos da Rocha, 16 anos, José Carlos Bueno Junior, 17 anos, ambos do 2º ano, e Maria Kailane Ferreira, 15 anos, do 1º ano.

Escola Madre Maria Blandina (Polivalente): Eduarda Resende Rodrigues Ferreira, 16 anos, Emannuel Messias Vaz de Freitas Carvalho, 15 anos, e Geovanna Cristina Alves dos Santos, 17 anos, todos do 2º ano.

Escola Estadual Professor Antônio Marques (Estadual): Maria Eduarda Vieira Passos, 15 anos, e Talyta Alves Marques, 15 anos, ambas do 1º ano.

Escola Estadual Raul Soares: Ana Laura da Silva Santos, 16 anos, Sara Vitória Silva Costa, 16 anos, e Filipe Tomaz da Costa, 16 anos, todos do 1º ano.

Escola Estadual São Judas Tadeu: Geovana Vitória da Cunha Cândido, 16 anos, e Lucas Antônio Valério Garcia, 16 anos, ambos do 2º ano.

Os jovens vereadores estão comprometidos com os interesses da juventude e da comunidade como um todo.

Mesa Diretora

A composição da Mesa Diretora ficou assim:

Presidente: Sara Vitória Silva Costa.

Vice-presidente: Talyta Alves Marques.

1º secretária: Ana Laura da Silva Santos.

2º secretária: Geovanna Cristina Alves dos Santos.

Entenda

O Projeto Câmara Jovem é fruto de um requerimento apresentado pelo vereador Giulliano Tibá (PSB), que contou com o apoio do presidente do Legislativo, Rodrigo Piracaíba (Patriota), que tem por finalidade possibilitar aos estudantes a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar completa, promovendo o protagonismo dos jovens na política, além de sua formação política e cidadã.