Legislativo aprova projeto que institui o Dia da Mulher Empresária em Araguari

Na manhã e tarde desta terça-feira, 1º de agosto, foi a realizada a 25º sessão ordinária de 2023. O encontro contou com a participação de todos os parlamentares.

Na retomada das sessões ordinárias, após recesso parlamentar, todos presentes no plenário foram surpreendidos com a bela apresentação dos alunos do Projeto SEMENTEAR que encantaram ao tocar o Hino Nacional e o Hino de Araguari no violoncelo.

Os vereadores araguarinos aprovaram as seguintes matérias na Ordem do Dia:

Projeto de Lei nº 103 de 2023, de autoria da vereadora Ana Lúcia Prado (PSB), que institui o Dia da Mulher Empresária no âmbito do Município de Araguari, a ser celebrado anualmente no dia dezessete de agosto. Aprovado por 16 votos.

Projeto de Lei nº 153 de 2023, de autoria do Executivo, que altera a redação do art. 5° da Lei n° 6.744, de 11 de abril de 2023, que autoriza a doação do imóvel que menciona à pessoa jurídica MR Transportes e Distribuidora Ltda., dando outras providências. Aprovado por 13 votos, com voto contrário dos vereadores Débora Dau (PSC), Dêda Lima (PL) e Wiliam Postigo (PL).

Projeto de Lei nº 165 de 2023, de autoria do Executivo, que oficializa o Polo UAB - Universidade Aberta do Brasil, dando outras providências. Aprovado por 16 votos.

Projeto de Decreto Legislativo nº 43 de 2023, de autoria do vereador Giulliano Sousa Rodrigues (PSB), que concede o Diploma de Honra ao Mérito a Excelentíssima Senhora Cintia Lazzarini. Aprovado por 16 votos.

Projeto de Decreto Legislativo nº 44 de 2023, de autoria dos vereadores Giulliano Sousa Rodrigues (PSB) e Ana Lúcia Rodrigues Prado (PSB), que concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Excelentíssimo Senhor Limírio Martins Parreira. Aprovado por 16 votos.

Manifestação Pacífica

O plenário da Câmara foi tomado por profissionais da área de educação. Os professores reivindicam o piso salarial da categoria. Os recreadores, os supervisores, orientadores e secretárias escolares também participaram do movimento pedindo reconhecimento e uma remuneração justa. Outro problema apresentado diz respeito do repasse ao INSS que está sendo descontado em folha.

Vários vereadores apoiaram a demanda e disseram “que a educação precisa ser valorizada e que eles estão nessa luta em busca de uma melhor solução para todos”.

Uso da Tribuna

A convite da vereadora Dêda Lima (PL), o Projeto SEMENTEAR – Cultura, Arte e Educação, que é uma associação sem fins lucrativos, fez uso da Tribuna Livre. Ela é responsável pelo Programa de Iniciação Cultural que tem como propósito incentivar crianças e jovens socialmente vulneráveis no estudo da música por meio do violoncelo.

O projeto tem um alto poder de inclusão e de transformação, nós reconhecemos que a música erudita abre uma perspectiva para certas sensibilidades no ser humano, a criança que toca, a família que ouve, que mexe com os sentimentos, com as emoções e desenvolve cognitivamente a criança e o jovem. A influência desse projeto não é só estética, há uma comoção onde a criança chega com esse instrumento. As emendas impositivas são essenciais porque nós não temos uma receita regular, logo, todo recurso que entra, é quase insuficiente para a demanda. Esse instrumento tem um custo totalmente diferenciado dos outros projetos de música, já que é um equipamento caro e sua manutenção também é, mas o custo benefício vale a pena. Levando o nome de Araguari para longe, conquistamos o prêmio de 2º lugar no concurso de música erudita em Santo Antônio do Pinhal, em São Paulo. Esse resultado vimos nos olhos das crianças e dos familiares e o tanto que isso repercutiu em suas vidas, todos estão incentivados para começar o segundo bimestre”, explicou o gestor da SEMENTEAR, Públio Carísio de Paula.