Legislativo realiza primeira sessão de junho

Ocorreu na manhã e tarde desta terça-feira, 6 de junho, no plenário da Câmara Municipal, a 21º sessão ordinária de 2023.

Após a apresentação dos requerimentos e do uso da Tribuna Livre, os 13 parlamentares presentes apreciaram as seguintes matérias da Ordem do Dia:

Projeto de Lei nº 137 de 2023, de autoria da vereadora Débora de Sousa Dau (PSC), que modifica a denominação da Rua Sete, localizada no Loteamento Residencial Solar Park Bela Vista, Bairro Milenium, para Rua Deoclides Martins Costa. Aprovado por 12 votos.

Projeto de Lei nº 152 de 2023, de autoria do Executivo, que autoriza a doação com encargos dos imóveis que menciona à pessoa jurídica JP Auto Partes Ltda., dando outras providências. Aprovado por 12 votos.

Projeto de Decreto Legislativo nº 33 de 2023, de autoria do vereador Marcus Vinícius Duarte (Republicanos), que Concede o Título de Cidadã Honorária de Araguari a Excelentíssima Senhora Celina Andrade Barreto dos Santos. Aprovado por 12 votos.

Uso da Tribuna e Moção de Aplauso

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) fez uso da Tribuna Livre para apresentar seu Relatório Anual de Ações referente ao ano de 2022. A Emater é uma empresa pública que abrange 94% dos municípios de Minas Gerais. O público-alvo da instituição são os agricultores familiares que são aqueles que possuem menos de 120 hectares de terra e que a sua renda anual não ultrapasse o valor de 500 mil reais. Em Araguari, o escritório local da Emater corresponde a Unidade Regional de Uberlândia que abrange 92 municípios do Triângulo Mineiro.

A Emater presta assistência técnica aos agricultores, realizando, por exemplo, o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), documento que possibilita que eles participem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que determina que 30% do valor repassado pelo PNAE deva ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.

Para o técnico da Emater, o engenheiro agrônomo André Luiz Figueiredo, “Araguari tem tudo favorável para a agricultura, tem altitude, água, solos férteis, proporcionando uma maior diversidade dos produtos agropecuários que são oferecidos: gado de leite, piscicultura, apicultura, café, soja, milho, hortaliças e fruticultura. Infelizmente, não estamos conseguindo atender a todos os agricultores, pois a demanda é muito grande, são muitas atividades aqui no nosso município, mas o que pudermos fazer para melhorar a qualidade do agricultor familiar, será o nosso trabalho, o nosso objetivo”.

Ao final, o vereador Vinícius Duarte (Republicanos) entregou uma Moção de Aplauso a equipe da Emater de Araguari pelos relevantes serviços prestados ao município.