Palestras: O Jovem e o Mercado de Trabalho e Maio Laranja

Na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, no plenário da Câmara, dando continuidade às etapas do Parlamento Jovem 2023, a Escola do Legislativo Virgínia Alcântara realizou palestras para estudantes da rede pública.

Participaram do encontro as seguintes instituições de ensino: Escola Estadual Dona Eleonora Pieruccetti, Escola Estadual José Carneiro da Cunha, Escola Estadual Professor Antônio Marques e a Escola Estadual Raul Soares, bem como os vereadores Ana Lúcia Prado (PSB), Clayton Brazão (PSC) e o ouvidor-geral da Câmara, Danilo Borges.

O Jovem e o Mercado de Trabalho é o tema do Parlamento Jovem deste ano, a palestrante, Luciane Araújo, discorreu sobre o assunto e destacou a importância de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, e da relevância de projetos como, por exemplo, o Jovem Aprendiz, “em geral, a dinâmica do mercado de trabalho seguirá a dinâmica da economia, portanto, os nossos jovens precisam estarem preparados para enfrentarem o surgimento de novas tendências do mercado de trabalho”, destacou ela.

Maio Laranja

A Lei Federal nº 9.970/2000 instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a data é alusiva à morte da menina Araceli, violentada e morta aos oito anos.

Já a campanha Maio Laranja foi instituída por meio da Lei 14.432/2022. A norma estabelece que a campanha deve ser realizada no mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O nome Maio Laranja é alusão a uma flor de cor laranja, porque crianças e adolescentes são frágeis e vulneráveis como uma flor, inclusive, o abuso pode ocorrer até mesmo no ambiente familiar.

Assim, com o intuito de informar, sensibilizar e combater essa forma de violência, a Escola do Legislativo fez questão de conscientizar os estudantes sobre a importância do tema. “Vocês precisam estarem atentos a tudo que ocorre ao redor de vocês, não se calem nunca, falar com o colega quando tiver alguma coisa e denunciar, falar com os pais ou com a pessoa que vocês sentirem mais confiança, vamos conscientizar sobre esse Maio Laranja, sobre o combate à violência sexual de crianças e adolescentes”, disse a 2º procuradora adjunta da Mulher, a vereadora Ana Lúcia Prado (PSB).

Canais de denúncia: 190 (Polícia Militar) e Disque 100 para denúncias anônimas, a participação de todos é de suma importância para proteger nossas crianças e adolescentes.