Vereadores jovens de Araguari são eleitos

Na manhã desta quarta-feira, 6 de setembro, a Escola do Legislativo Vereadora Virgínia Alcântara realizou a eleição dos 17 vereadores que participam do Projeto Câmara Jovem 2023.

O plenário da Câmara foi tomado pela alegria e entusiasmo dos jovens estudantes que demostraram seu interesse pela política e que eles realmente querem fazer a diferença na nossa cidade. As sete escolas participantes tiveram a oportunidade de indicar dois estudantes e, ao final, com as três vagas restantes, foram escolhidos os demais vereadores. Segue abaixo o nome dos novos parlamentares e a instituição de ensino que eles representam, respectivamente:

Escola Estadual Dona Eleonora Pieruccetti: David Evangelista, 15 anos, e Evelyn Silva de Oliveira, 16 anos, ambos do 1º ano.

Escola Estadual Isolina França Torres: Amanda Carolina Pereira de Freitas, 15 anos, e Rayane Ester Resende da Silva, 16 anos, ambas do 1º ano.

Escola Estadual José Carneiro da Cunha: Jhonny Santos da Rocha, 16 anos, José Carlos Bueno Junior, 17 anos, ambos do 2º ano, e Maria Kailane Ferreira, 15 anos, do 1º ano.

Escola Madre Maria Blandina (Polivalente): Eduarda Resende Rodrigues Ferreira, 16 anos, Emannuel Messias Vaz de Freitas Carvalho, 15 anos, e Geovanna Cristina Alves dos Santos, 17 anos, todos do 2º ano.

Escola Estadual Professor Antônio Marques (Estadual): Maria Eduarda Vieira Passos, 15 anos, e Talyta Alves Marques, 15 anos, ambas do 1º ano.

Escola Estadual Raul Soares: Ana Laura da Silva Santos, 16 anos, Sara Vitória Silva Costa, 16 anos, e Filipe Tomaz da Costa, 16 anos, todos do 1º ano.

Escola Estadual São Judas Tadeu: Geovana Vitória da Cunha Cândido, 16 anos, e Lucas Antônio Valério Garcia, 16 anos, ambos do 2º ano.

Mesa Diretora

Na ocasião, os jovens vereadores votaram para definir a composição da nova Mesa Diretora, que ficou assim:

Presidente: Sara Vitória Silva Costa.

Vice-presidente: Talyta Alves Marques.

1º secretária: Ana Laura da Silva Santos.

2º secretária: Geovanna Cristina Alves dos Santos.

Eu não quero ser político, eu quero fazer política. A maioria dos adolescentes têm muito potencial, mas faltam oportunidades, que possamos mudar essa realidade com o nosso mandato”, declarou a vice-presidente, Talyta Marques.

Foi muito emocionante ver que o nosso trabalho tem repercutido nas escolas. Cada depoimento, cada discurso, cada questionamento, nos mostrou que estamos no caminho certo e que é preciso que haja mais jovens na política. No ano que vem, vamos fazer esse trabalho com os alunos do 9º ano”, explicou o coordenador da Escola do Legislativo, Nassim Guerra.

Os vereadores jovens terão a oportunidade de atender suas comunidades, de observar os problemas da sua região e de levar ao Legislativo araguarino suas proposições. Os eleitos tomarão posse no dia 27 de setembro, às 19 horas, no Cine Rex.

Entenda

O Projeto Câmara Jovem é fruto de um requerimento apresentado pelo vereador Giulliano Tibá (PSB), que contou com o apoio do presidente do Legislativo, Rodrigo Piracaíba (Patriota), que tem por finalidade possibilitar aos estudantes a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar completa, promovendo o protagonismo dos jovens na política, além de sua formação política e cidadã.