Instalação do IFTM em Araguari é tema de Audiência

Na manhã desta segunda-feira, 26, no Plenário da Câmara, ocorreu uma Audiência Pública que teve como objetivo discutir a instalação de um campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) em Araguari.

A reunião foi organizada e idealizada pelo deputado federal Zé Vitor, pelo deputado estadual Raul Belém, pelo prefeito Renato Carvalho, pelo presidente Giulliano Tibá e o vereador Paulo do Vale. Também participaram do encontro os parlamentares Branquinho, Guilherme Santana, Nego e PH Transportes, o reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, a secretária de educação, Cristiane Nery, o representante da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Pablo Martins Coelho, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Pedro Luiz, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguari (ACIA), Leonardo de Melo, lideranças da sociedade, dentre outros.

O IFTM atende diariamente mais de 12 mil alunos a partir de 14 anos, com cursos técnicos, superior e pós-graduação. A qualidade do nosso ensino é diferenciada, nosso corpo docente é muito bem qualificado, mais de R$ 15 milhões foram investidos em projetos, focamos na formação científica e comportamental. Oferecemos uma escola pública de ponta no que chamamos de formação 4.0, com inclusão em todo o processo formativo. Este seria o mapa da nossa estratégia de instalação aqui: oferecer cursos, capacitação rápida, jovens na área do empreendedorismo, cursos curtos, cursos técnicos, até chegar no tão sonhado campus de Araguari”, explicou o diretor de relações interinstitucionais do IFTM, Eduardo Jardel Veiga.

Neste momento, a prefeitura teria que oferecer o local, inclusive existe a possibilidade de recuperar as oficinas dos vagões para esse fim ou mesmo a Granja Mauá a médio longo prazo. Dentro desse parâmetro, vamos avançar e esperamos em breve oferecer as primeiras turmas”, ressaltou o prefeito Renato Carvalho.

Cumprimento a Câmara por essa iniciativa, é extremamente importante essa união para tornar esse sonho em realidade. Que possamos oferecer uma rede de ensino robusta, dando condições para que os nossos jovens tenham oportunidades, podemos nos unir e aproveitar os espaços já existentes. Somando forças, vejo a perspectiva da realização de um sonho de décadas, mas que ainda não foi possível. Vamos buscar mais recursos, o nosso compromisso é com o desenvolvimento da nossa cidade, que a implantação desse polo ou campus ocorra o quanto antes, ou mesmo, futuramente, a criação de um polo de ensino em Araguari”, disse o deputado estadual Raul Belém.

Muito simbólico estar na Casa do povo para tratar de um tema tão importante, esse momento de união está fazendo de Araguari uma nova cidade. São compromissos coletivos para colocar nossa cidade em um novo patamar, quem sabe até mesmo desenhar aqui uma cidade universitária. Temos vários desafios, mas estamos bem posicionados e ativos e já conseguimos várias conquistas. Somente com investimentos, especialmente em educação, poderemos preparar uma cidade para o futuro e formar mão de obra qualificada para a economia mundial. Para viver esse tempo novo e transformador em Araguari, vale a pena toda nossa energia e investimento, vamos juntos fazer isso acontecer”, enfatizou o deputado federal Zé Vitor.

Para o presidente da ACIA, Leonardo de Melo, Araguari deveria ter um curso de formação ferroviária porque falta mão de obra nessa área, concessões estão sendo retomadas, por isso ele acredita que seria muito importante o IFTM vir para cá.

Muito rico esse momento, educação é a base de todo o conhecimento, ter mais um espaço de estudo é o desejo de toda liderança, inclusive temos uma sala à disposição de vocês, estou muito esperançoso para esse momento”, declarou o presidente da CDL, Pedro Luiz.

Nosso desejo é realmente instalar o IFTM aqui, há um cenário de oportunidades para a educação técnica, temos o objetivo da interiorização do estudo. O trabalho como princípio formativo, inclusão produtiva, formação verticalizada. O curso técnico traz esse senso, base real de formação integral com aplicação no mundo do trabalho. A nossa bandeira é a educação pública de qualidade para jovens e adultos, que possamos dar o primeiro passo para instalar um polo aqui, afinal, temos autonomia para isso, e o campus seria uma consequência a médio longo prazo”, finalizou o reitor do IFTM, Marcelo Ponciano.

Fonte: ASCOM/CMA