Câmara recebe gestor social da Unidade de Prevenção à Criminalidade

Depois de quase dois anos de atividades interrompidas, os trabalhos da Unidade de Prevenção à Criminalidade de Araguari foram retomados em outubro do ano passado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais.

Na manhã de ontem, 02, o presidente da Casa, Rodrigo Piracaíba (Patriota), e a 1º secretária, a vereadora Ana Lúcia Prado (PSB), receberam o gestor social da Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC), Guilherme Aleixo Honorato. O encontro teve como objetivo propor uma parceria do Legislativo municipal com a UPC, “uma vez que a Câmara é o local para receber as demandas da população em geral, por meio de proposições de políticas públicas e requerimentos de melhorias na cidade”, como destacou o gestor da UPC.

Após ter suas atividades suspensas por contingenciamentos financeiros, a UPC do município retomou seus trabalhos com a execução do programa Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (CEAPA), que tem como finalidade contribuir para o fortalecimento e consolidação das alternativas penais, auxiliando, assim, para prevenção à criminalidade e à violência no município e no Estado.

Vale ressaltar que o programa CEAPA é um dos que compõem a Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade, que figura dentro da pasta da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade. Por meio de equipe multidisciplinar, composta por analistas sociais com formação em direito e psicologia, o programa CEAPA pauta suas ações de responsabilização com liberdade. Para além do monitoramento da alternativa penal, o programa visa também intervir nas vulnerabilidades sociais e riscos criminais apresentados pelo poder público em geral, contribuindo, desse modo, para o fortalecimento da segurança pública.