Instauração de CLI é tema de reunião

Na tarde desta quarta-feira, 17 de janeiro, vereadores realizaram reunião para tratar a respeito da instauração de uma Comissão Legislativa de Inquérito (CLI) para investigar a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

O requerimento para instauração da CLI foi apresentado pela vereadora Débora Dau (PSC) e contou com o apoio de nove vereadores: Ana Lúcia Prado (PSB), Branquinho (PRD), Claytinho Brazão (PSC), Dêda Lima (PL), Eunice Mendes (PSD), Giulliano Tibá (PSD), Nego (Solidariedade), PC (União Brasil) e Wilian Postigo (PL).

Tal pedido foi baseado nas recorrentes quedas de energia elétrica que estão ocorrendo no município, causando desconforto e prejuízos à população araguarina. No entanto, os representantes da Cemig se anteciparam e resolveram prestar esclarecimentos aos parlamentares presentes no encontro.

Viemos aqui para tentar resolver essa situação o quanto antes, queremos conhecer quais são as principais reclamações e trazer as respostas. A médio prazo, como prevenção, há a previsão de construção de uma subestação que dobrará a capacidade energética de Araguari até 2025. Agora, quero levantar quais são as demandas mais urgentes e levar para que as nossas equipes técnicas possam fazer o diagnóstico. Que possamos dar uma resposta rápida e que a instauração dessa CLI não seja necessária. É importante que fique claro que não existe falta de capacidade da rede, o problema da falta de energia está na distribuição, vamos investigar o que causou os apagões”, explicou o coordenador de Atendimento Público da Cemig, Valter Hugo Vieira.

Após as explicações apresentadas pela equipe da Cemig, resolvi dar um prazo de 15 dias para que eles resolvam a situação, e caso não haja uma solução imediata, darei continuidade para instauração da CLI”, disse a vereadora Débora Dau.