Cerimonial Público é tema de formação

Na tarde da última quinta-feira e na manhã desta sexta-feira, 22 de agosto, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a Escola do Legislativo Vereadora Virgínia Alcântara, promoveu um curso voltado para as práticas do cerimonial dentro das instituições públicas.

A abertura do evento foi feita pelo presidente Giulliano Tibá, e contou com a participação de quatro vereadores da cidade de Cascalho Rico, servidores e assessores da Casa, representantes do Executivo e da comunidade. O curso foi ministrado pela analista e professora da Escola do Legislativo da ALMG, Vera Lúcia Assis, e teve como objetivo explicar as normas e as formalidades que regem o planejamento e a organização de eventos públicos, como sessões solenes e de posse.

A Escola do Legislativo da ALMG foi criada em 1972 e iniciou suas atividades em 1974 com a finalidade inicial de formar tecnicamente os seus servidores e parlamentares, mas depois expandiu seu olhar para as Câmara Municipais. “A comunicação é fundamental no mundo polarizado que estamos vivendo, por isso ela precisa ser clara e efetiva. Cerimonial é rito, ele precisa ser inclusivo, os hábitos da sociedade precisam ser considerados e o bom senso e as regras de etiqueta devem prevalecer, não podemos agir fora das normas. Eventos solenes aproximam a Câmara da população, precisamos trazer a sociedade para perto de nós, afinal, a democracia depende da existência do Poder Legislativo que tem um papel estratégico. Os trabalhos das Casas de Leis precisam ser divulgados”, destacou a professora Vera Lúcia.

Fonte: ASCOM/CMA