Legislativo realiza primeira reunião do mês

Regimentalmente às terças-feiras, a 7º sessão ordinária de 2025 da Câmara Municipal ocorreu na manhã desta quinta-feira, 6, por conta do feriado de carnaval.

Após apresentação dos seus requerimentos em prol da população araguarina, o 15 parlamentares presentes apreciaram a única Matéria da Ordem do Dia: o Projeto de Decreto Legislativo nº 1 de 2025, de autoria dos vereadores Alex Peixoto (Novo) e Sargento Oliveira (Republicanos), que concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Excelentíssimo Senhor Carlos Eduardo Guimarães Mota. Aprovado por 14 votos.

Tribuna Livre

A convite do presidente Giulliano Tibá (PL), o coordenador da Escola do Legislativo Vereadora Virgínia Alcântara, Nassim Guerra, participou da Tribuna Livre.

Na ocasião, ele aproveitou para falar dos dois principais projetos da Escola para o corrente ano: o Parlamento Jovem e a Câmara Jovem.

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política dos estudantes do ensino médio. Nele, o jovem conhece a política e as formas de participação nos Legislativos municipal e estadual. É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da sua Escola do Legislativo, realizada em parceria com diversas Câmaras Municipais mineiras. Araguari faz parte do Polo Triângulo e o tema abordado na edição desse ano será: “Juventude e Direitos Culturais”.

Já a Câmara Jovem é um programa do Legislativo Araguarino que tem por finalidade possibilitar aos estudantes do 8º e 9 º ano a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar completa, promovendo o protagonismo dos jovens na política, além de sua formação política e cidadã.

Fonte: ASCOM/CMA