Promoção da igualdade racial é tema da Tribuna Livre
Após apresentação de importantes requerimentos em prol da população e o uso da Tribuna Livre, os 15 parlamentares presentes apreciaram as seguintes Matérias da Ordem do Dia:
Projeto de Lei nº 72 de 2025, de autoria do Executivo, que cria cargos públicos de provimento efetivo e em comissão, e dá outras providências. Aprovado por 14 votos.
Projeto de Lei nº 79 de 2025, de autoria do Executivo, que autoriza o Município de Araguari a proceder a permuta dos imóveis que menciona. O vereador Nego (PL) pediu vista de 15 dias desse projeto.
Projeto de Lei nº 80 de 2025, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a autorização para que o Município de Araguari realize a retirada de cláusula de reversão em escrituras de imóveis doados pelo Município, conforme condições específicas, e dá outras providências. Aprovado por 14 votos.
Projeto de Decreto Legislativo nº 5 de 2025, de autoria do vereador Rodrigo Piracaíba (PRD), que concede o Diploma de Honra ao Mérito a Excelentíssima Senhora Ana Carolina Costa Rodrigues. Aprovado por 14 votos.
Projeto de Decreto Legislativo nº 6 de 2025, de autoria do vereador Rodrigo Piracaíba, que concede o Título de Cidadão Honorário de Araguari ao Excelentíssimo Senhor Oséias Carneiro Amorim. Aprovado por 14 votos.
Projeto de Decreto Legislativo nº 7 de 2025, de autoria do vereador Rodrigo Piracaíba, que concede o Título de Cidadã Honorária de Araguari a Excelentíssima Senhora Suelene Fernandes da Silva Naves. Aprovado por 14 votos.
Projeto de Decreto Legislativo nº 8 de 2025, de autoria da vereadora Maria Cecília (PRTB), que concede o Título de Cidadã Honorária de Araguari a Excelentíssima Senhora Beatriz Marques Bertoldo. Aprovado por 14 votos.
Projeto de Decreto Legislativo nº 9 de 2025, de autoria da vereadora Maria Cecília, que concede o Título de Cidadã Honorária de Araguari a Excelentíssima Senhora Jéssicka Marques Luzia. Aprovado por 14 votos.
Tribuna Livre
A convite do vereador Paulo do Vale (PSDB), o presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR), Marco Túlio Nascimento, fez uso da Tribuna Livre.
Criado em 2014, o COMPIR é um órgão permanente, consultivo, fiscalizador e avaliador das políticas públicas que visam a promoção da igualdade racial no município. “A população negra sempre ansiou por coisas que ainda não conseguimos, por isso precisamos de leis específicas para nós. Vereadores, que vocês sejam sensíveis com essa causa, participem dos nossos eventos que valorizam a cultura afro-brasileira e divulguem aquilo que estamos promovendo”, ressaltou o presidente do COMPIR.
Fonte: ASCOM/CMA